Filme - O Iluminado

| sábado, 26 de março de 2011 | |
Continuando nos filmes cujo roteiro foi baseado ou adaptado das obras de Stephen King e seguindo o embalo do post que o Bruno fez ontem sobre o livro homônimo eis que lhes trago O Iluminado, estrelado por Jack Nicholson e dirigido por Stanley Kubrick.



Este foi , e ainda é, um dos filmes de terror que mais causaram medo e repercussão em todo o mundo. Aclamados por uns, rejeitados por outros, inclusive por King que sob seu ponto de vista teve o personagem principal do livro – o hotel – ofuscado por Nicholson, O Iluminado é um daqueles filmes chocantes em que a junção de um ótimo diretor, um roteiro bem estruturado, uma ótima atuação e uma produção perfeccionista rendem bons frutos.

Em O Iluminado somos apresentados a família Torrance composta pelo pai, Jack Torrance interpretado por Nicholson, sua esposa Wendy e o filho deles Danny, que dá o nome do ao filme e é um tipo de pessoa capaz de ver coisas que os outros em sã consciência são incapazes. Ao se mudarem para o Hotel Overlook no qual Jack, um escritor frustrado, arruma um emprego de zelador para o inverno as coisas se tornam um tanto estranhas.

Segundo superstições o Overlook é assombrado e o quarto 207 é evitado por todos. Aos poucos Jack vai sucumbindo a loucura enquanto Danny é possuído pelo seu amigo imaginário Tony e caçado pelas assombrações do hotel que tanto o desejam. Neste ínterim compreendemos que o próprio Hotel Ovelook é um mal terrível e devastador, que aproveitando-se da fraqueza de Jack o usa como um meio de causar sofrimento em seus familiares, como já havia feito em outras vezes com outras pessoas.

O filme é chocante e em todas suas cenas sentimos uma tensão às vezes explicita, como no momento em que Jack arrebenta a porta do banheiro com um machado, ou velada, como na cena em que Danny entra pela porta do quarto 207. Todo o transcorrer dele é permeado por esses elementos e outros que provocam eventuais arrepios e se completam com um final surpreendente além de primoroso.

Algumas curiosidades a respeito do filme e também da mini-série de 1997, enviadas a mim pelo Bruno também.

- A família se hospedou no hotel Stanley, e foram os únicos convidados, já que ele estava fechando para a temporada de inverno. King se hospedou no quarto 217, que segundo a lenda do hotel era assombrado. Foi dai que King tirou a ideia do quarto para o livro.


- O hotel Stanley foi construído por Freelan Oscar Stanley, baseado nos desenhos de sua esposa, Flora, foi aberto em 1903, e além de King, teve mais outros hóspedes célebres, tais como: Theodore Roosevelt, Bob Dylan, Cary Grant, Doris Fay, Billy Graham, o Imperador japonês Hirohito, e John Philip Sousa.


- Para a mini-série de 1997, o diretor Mick Garris usou como locação o próprio Hotel Stanley.


 - Danny Lloyle (O ator que interpreta o menino Danny no filme), não sabia, em momento algum, que estava participando de um filme de terror. Kubrick queria proteger o garoto, que estava apenas com 6 anos, e escondeu dele todo o teor aterrorizante durante as filmagens. E até a estréia, Danny não sabia que tinha participado de um dos filmes mais assustadores da história.


 - Kubrick era um perfeccionista. Foram tantas tomadas gravadas e jogadas fora que no fim, mais de 400 mil metros de negativos foram rodados, e Kubrick aproveitou, de tudo que filmou, cerca de 1% para compor o resultado final.


 - Os críticos, na época, massacraram-no sem dó nem piedade. Diziam que Kubrick não entendia nada de terror, e que o visual era limpinho demais, e por isso não assustava. Kubrick ainda foi indicado ao Framboesa de Ouro de pior diretor na época, e Shelley Duvall, de pior atriz.



Ficha Técnica

Título original: (The Shining)
Lançamento: 1980 (EUA)
Direção:Stanley Kubrick
Atores:Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers.
Duração: 144 min
Gênero: Terror

Por Gutemberg Fernandes

0 Comentários (Comente aqui!):

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...