Personagem - Van Helsing

| quinta-feira, 31 de março de 2011 | |
Abraham Van Helsing é provavelmente um dos personagens mais conhecidos e lendários do universo dos vampiros, assim como o maior caçador de todos os tempos. Um médico e caçador dos filhos da noite, o professor holandês apareceu pela primeira vez na novela Drácula, de Bram Stoker, do ano de 1897, mas suas origens e histórias foram adaptadas para diversas formas com o passar do tempo. Entretanto, em quase todas delas ele é retratado como o arqui-inimigo do grande vampiro.

As origens da criação de Van Helsing são incertas. Há indícios de que o professor tivesse sido inspirado em um professor alemão de Stoker, assim como no próprio escritor, que se identificou tanto com o personagem que o batizou de Abraham, nome que Stoker compartilha também com seu pai. Muitas fontes também dizem que Stoker se inspirou em Arminius Vambery, um professor Húngaro que proveu o conhecimento sobre vampiros e sobre o próprio Drácula a Stoker, que em seguida passou esse conhecimento através de Van Helsing. Entretanto, não há provas de que Vambery realmente influenciou na obra.

Se considerarmos a história como um combate entre o bem e o mal, Van Helsing seria a representação perfeita de tudo o que é positivo. É um homem com vasto conhecimento que combina ciência com superstição para resolver os mistérios, é um líder destemido que faz de tudo para capturar Drácula, e incentiva os outros membros do grupo (através de sua fé cristã) a combater as forças dos sugadores de sangue. Quanto ao seu temperamento, é mostrado durante o livro que ele possui um nervo de ferro, é calmo, tem auto-controle e tolerância.

Apesar de um passado um pouco obscuro, dá-se a entender um pouco da vida pessoal de Van Helsing durante a obra. Sua mulher ainda está viva (presumivelmente em um hospício) e seu filho morreu quando ainda era uma criança. Seu personagem também é um dos poucos a ter uma descrição física na obra, no capítulo 14:

"Diante de mim estava um homem robusto e de estatura mediana, forte, mas sem excesso de peso, com ombros largos e peito amplo. Sua cabeça era grande e com uma postura que parecia indicar intelecto e autoridade, qualidades confirmadas pela testa ampla, sobre a qual os cabelos ruivos não se espalhavam desordenadamente, mas caíam em ondas naturais. O rosto, bem escanhoado, possui traços marcantes: queixo firme e voluntarioso, boca sensível e resoluta, nariz fino e reto. As sobrancelhas espessas emolduram olhos grandes e de um azul-escuro , ao mesmo tempo suaves e severos, dependendo de seu estado de espírito."

Hopkins e as esposas de Drácula
Possivelmente o maior feito de Van Helsing é que através dele que Stoker nos conta os detalhes sobre os vampiros: como que se torna um, as forças e as limitações das criaturas e como destruí-las. A sua narrativa durante o capítulo 18 da novela é tido como um dos textos básicos e primordiais sobre o vampirismo.

Após a publicação da novela, Van Helsing foi representado diversas vezes de diversas maneiras nas telonas, começando por John Gottowt no clássico do terror "Nosferatu" até Hugh Jackman em "Van Helsing" (Apesar deste se chamar Gabriel, e não Abraham). Entretanto, a maior representação foi feita em 1992, no filme "Drácula, de Bram Stoker", interpretado pelo grande conhecido Anthony Hopkins em uma das melhores adaptações de um livro para o cinema.

Além dos vários filmes, Van Helsing aparece em quadrinhos e mangás, como na série The Tomb of Drácula, da Marvel. O personagem original também foi utilizado na novela "Drácula, o morto vivo", escrito pelo sobrinho-bisneto de Bram, Dacre Stoker, escrito em 2009. A história se passa vinte e cinco anos após o original de Bram e mostra um Van Helsing com seus já mais de setenta anos.

Abraham Van Helsing acaba se tornando mais uma lenda do que um homem comum. Sua história é recontada em diversos filmes com muitas alterações. Muitos personagens de terror e caçadores de vampiros são inspirados nele, embora se diferenciem muito do personagem original. Entretanto, todas as vidas de Van Helsing tem algo em comum: É o maior caçador de vampiros do mundo, um homem notável e inteligente e um líder destemido.

0 Comentários (Comente aqui!):

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...