Livro - Hell House: A Casa Infernal

| quinta-feira, 28 de abril de 2011 | |
Olá a todos do A Few of Dark! Venho aqui hoje trazer uma indicação de um grande livro de um grande escritor. Há 30 anos, o já postado aqui no blog, Richard Matheson, publicou um de seus romances mais conhecidos, intitulado "Hell House: A Casa Infernal". O nome já diz tudo, correto? Ou seja, se você espera fantasmas, casas mau-assombradas e terror psicológico, eis aqui a pedida perfeita!

Enredo:
A mansão Belasco não é uma mansão qualquer: é uma casa mau-assombrada. Entretanto, não é somente uma casa mau-assombrada como as outras. Ela é considerada o Monte Everest das mansões mau-assombradas, conhecida como A Casa Infernal, e ganhou este título por dois motivos: O primeiro é a história da mansão. Conhecida inicialmente pelas suas festas de alta classe, bom bastante álcool e um incentivo enorme ao hedonismo, a mansão Belasco acaba se transformando no palco das mais assustadoras histórias d canibalismo, consumo de drogas, orgias, necrofilia, shows de horrores e assassinatos que o mundo já viu. Comandado pelo seu dono, Emeric Belasco, o Gigante Formidável, a mansão tem uma das histórias mais hediondas da literatura de terror.

O segundo motivo são as expedições feitas à mansão após o desaparecimento de Emeric. Em ambas as expedições feitas, todos os integrantes acabam assassinados, loucos ou cometeram suicídio dentro da mansão, com exceção de um jovem médium físico chamado Benjamim Fischer, que só tinha 15 anos na época da expedição. Depois desses dois fracassos, a mansão foi selada e qualquer tipo de aproximação proibida.

É então que começa nossa história. Comandada pelo dr. Lionel Barrett, uma nova expedição é feita após um velho milionário comprar a mansão, quase trinta anos após o selamento da Casa Infernal. Nesta expedição também está incluído Ben Fischer, o único sobrevivente da Casa Infernal, Edith Barrett, a mulher de Lionel, e Florence Tanner, uma médium espiritual e religiosa. Essa nova expedição tem como objetivo investigar se há ou não vida após a morte, e uma recompensa gigantesca para os quatro caso eles consigam a resposta.

O resto da trama se passa dentro da mansão, com as atividades paranormais começando de forma leve, como cadeiras balançando, ectoplasma, até alucinações, possessão, objetos sendo arremessados e muito mais. O quarteto entrou na mansão para descobrir se existia vida após a morte, mas acabará descobrindo segredos muito mais profundos e perturbadores sobre si mesmos, pois a influência da mansão sobre as pessoas é enorme, e ela não descansará até destruir o grupo, tanto mentalmente quanto fisicamente.

Personagens:
Lionel Barrett: Principal investigador da expedição. É um parapsicólogo cético, que acredita que as manifestações da mansão não passam de resquícios físicos, baseando toda sua teoria em conceitos físicos e científicos.
Edith Barrett: Mulher de Lionel, que sempre acompanha-o em suas investigações, por mais perigoso que seja.
Florence Tanner: Uma médium espiritual que acredita em vida após a morte e tem a intenção de exorcizar a mansão, espírito por espírito.
Benjamim Fischer: Único sobrevivente da Mansão e um médium físico, que aprendeu com experiências passadas e prefere se manter protegido da influência da mansão fechando completamente seus poderes.
Emeric Belasco: O Gigante Formidável, como era conhecido devido ao seu tamanho. É o dono da mansão no início do século XX, onde realizava todo tipo de atrocidade e perversão. Seu corpo nunca fora encontrado.

Curiosidades:
O livro tem muitas semelhanças com "A Assombração da Casa da Colina" de Shirley Jackson, embora possua mais violência e conteúdo sexual que a obra de Jackson.

Foi transformado em filme em 1973, intitulado "A Lenda da Casa Infernal". Dirigido por John Hough e com roteiro escrito pelo próprio Matheson.

1 Comentários (Comente aqui!):

Laerte Says:
2 de maio de 2011 às 14:01

Legal, massa, quando vi a capa desse livro fiquei doido. Parece ser muito bom. Ótima resenha Bruno, parabéns!

Laerte Lopes
www.laerte-lopes.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...