Personagem - Cenobitas

| sexta-feira, 13 de maio de 2011 | |
Os cenobitas são criaturas conhecidas pela série de filmes de terror Hellraiser, mas o que poucos sabem é que, na realidade, eles vem do livro "The Hellbound Heart", do escritor Clive Barker. Essas criaturas também apareceram em outras mídias, como as HQs lançadas pela Epic Comics.
   
Essas criaturas, também conhecidas pelo termo "hierofante" são seres extra-dimensionais, que só conseguem entrar na nossa realidade através de brechas no tempo-espaço criadas através de alguns artefatos místicos. O mais conhecido desses artefatos é um cubo de partes móveis, conhecido como a "Configuração do Lamento".

A palavra "cenobita" vem do latim, significando "membro de uma comunidade religiosa". No livro The Hellbound Heart é mencionado que eles pertencem a Ordem de Gash, e seu líder é "O Engenheiro", que não aparece até o final da obra. Ao contrário do que muitos imaginam, não possuem qualquer ligação com o inferno ou com qualquer religião conhecida (embora tenham sido retratados como demônios ou mensageiros do inferno em alguns dos filmes). Essa Ordem de Gash pratica, com religiosa devoção, a arte do hedonismo, que visa alcançar o maior grau de dor possível através de praticas de tortura que transcendem as leis da física.

Apesar da presença da palavra "hell", tanto na novela quanto no primeiro filme, os cenobitas não possuem qualquer ligação com criaturas demoníacas. A sua forma de "prazer" e o universo onde eles a praticam são tão horrendas que aparentam ser o inferno para aqueles que não aguentam a dor. No filme original (Hellraiser), os cenobitas afirmam que já foram vistos tanto como anjos quanto como demônios, mas que eles mesmos se veem como "exploradores". Eles são completamente amorais, tendo prioridade em seu estilo de vida sadomasoquista e ignorando conceitos do que é certo ou errado.

O mais perturbador dessas criaturas certamente é a sua aparência. Apesar de não existirem dois cenobitas idênticos, eles compartilham muitas características, como as várias mutilações pelo corpo, os piercings, a roupa preta de couro e a pele excessivamente pálida e cadavérica. Barker criou o design dos cenobitas a partir da moda punk, do catolicismo e dos clubes de sadomasoquismo que ele visitou em Nova York e Amsterdã.

Pinhead, um dos cenobitas
Possivelmente o mais conhecido dos cenobitas é Pinhead, apresentado nos filmes como o líder do grupo. Ele também é um dos cenobitas com menos mutilações pelo corpo, tendo apenas pregos cravados em seu crânio em um padrão gradeado e vários ferimentos em seu tórax. Seu rosto, no entanto, está praticamente intacto, diferente de alguns de seus companheiros.

Os cenobitas também eram retratados como servos de Leviatã, o Deus do Labirinto, e tinham como tarefa responder ao chamado daquele que conseguia decifrar a Configuração do Lamento, recrutando a pessoa para o seu universo onde ela presenciaria sensações únicas de dor e prazer que somente os cenobitas podem lhe apresentar.

Com o passar dos filmes, os cenobitas perderam todo o seu conceito original de hedonismo e da Ordem de Gash. Se tornaram criaturas más e infernais. Pinhead começou a representar a figura de um vilão, com o objetivo de dominação mundial, e esse tipo de coisa.

Apesar das alterações, não se pode negar que Pinhead e os cenobitas são criaturas hediondas e perturbadoras, criadas por uma mente genial não para representar o mal ou o bem, fugindo assim do clássico clichê da vida e indo em direção das duas sensações mais comuns às pessoas: O prazer e a dor, mas em níveis muito mais extremos.

0 Comentários (Comente aqui!):

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...