Personagem - Drácula

| quinta-feira, 5 de maio de 2011 | |
Longos Dias e Belas Noites a todos do A Few of Dark!

Venho aqui, neste mês de maio, comemorar o aniversário da publicação do romance mais conhecido de Mestre Abraham Stoker, intitulado Drácula. Citar a importância desta obra para você leitor não é necessário, já que todos ouviram falar ou leram a história sobre uma das criaturas mais perversas e assustadores da história dos livros. Não. Venho aqui hoje não para contar a história do livro, e sim a história do personagem. A história deste monstro que foi inspiração para toda a legião de vampiros (que não brilham no sol) e até hoje é considerado um dos vilões mais assustadores da literatura.

O primeiro nome de Drácula nunca foi dado na novela de Stoker. Ele sempre é e sempre foi chamado somente de Conde Drácula. O Vampiro é uma criatura com séculos e séculos de vivência, um cavalheiro da Transilvânia, que afirma ser descendente de Átila, o Huno, e vive em um castelo nos Cárpatos. Ao contrário da comum visão de vampiros como criaturas cadavéricas, repugnantes e sujas, Drácula possui um charme aristocrático que serve para encobrir seu mal. É fazendo uso desse charme que o Conde consegue atrair suas vítimas, já que ele não pode entrar em casas sem ser convidado pelo dono.


No livro, Drácula possui três amantes, conhecidas como "As Esposas de Drácula", das quais duas parecem ter relação sanguínea com o Conde. Essas esposas aparecem durante a trama do livro, quando o herói Jonathan Harker visita o castelo do vampiro no início do romance. As esposas, assim como Drácula, foram carregadas para as histórias modernas diversas vezes, como no filme de 2004, Van Helsing.

Drácula tem como objetivo dominar tudo e todos, e começa seu plano pela cidade de Londres. Lá, ele se interessa pela esposa de Jonathan, Mina Harker, e por Lucy Westenra. Assim como a série de combates entre o morcegão e os heróis da história, que tentam de todas as maneiras possíveis se salvar enquanto tentam acabar definitivamente com o Conde. Apesar de considerar-se superior a tudo e crer que os humanos são seres inferiores, ele mostra um raro respeito com aqueles que o desafiaram. Em certa ocasião, o Conde cita que para um homem que não chegou a viver toda a sua vida, Van Helsing é muito sábio e astuto.

Gary Oldman como Drácula.
Sua aparência varia bastante de acordo com a história, já que ele tem o poder de mudar sua forma. No início ele é mostrado como um velho de bigodes afiados, orelhas pontudas e mãos peludas, com um olhar cruel e um sorriso digno de Judas no Inferno. Com o passar dos capítulos, sua aparência vai rejuvenescendo e ele se transforma em um belo homem capaz de seduzir qualquer um.

O Conde Drácula possui diversos poderes e habilidades. Muitas delas não foram "passadas" para os vampiros na literatura, o que torna o vampiro um ser ainda mais único em sua raça. Drácula pode andar pelas paredes como um réptil, ele pode ler mentes e hipnotizar suas vítimas e controla animais como lobos e ratos. Além disso, o Conde pode também controlar o clima, criando tempestades, ou mudar de forma. No livro, ele assume a forma de um morcego, de um lobo, de névoa e de um rato. Como os outros vampiros, ele é resistente a todos os tipos de armas usuais e possui a força de vinte homens juntos. A única maneira definitiva de matar Drácula é decapitar sua cabeça e em seguida atravessar seu coração com uma estaca de madeira.

Como todos os vampiros, Drácula também possui algumas fraquezas. Ele não possui todo o seu poder durante a luza do doa, embora ele não queime ou morra sob a luz do sol. Ele sente repulsa de alho, crucifixos hóstias. Uma das peculiaridades do Conde é que ele precisa ter terra da Transilvânia por perto quando for dormir. Do contrário ele não recupera suas forças.

Após o livro de Bram Stoker, Drácula se tornou um dos ícones das histórias de terror. Nos cinemas, ele foi interpretado diversas vezes por atores consagrados, como Gary Oldman (No filme Drácula, que também conta com Anthony Hopkins no papel de Van Helsing, Keanu Reeves como Jonathan Harker e Winona Rider como sua esposa Mina) ou Bela Lugosi (que é reconhecido como o 33º maior vilão da história do cinema). Mais de 600 filmes fazem referência ao vampiro e em mais de duzentos filmes o Conde aparece. Sem contar, é claro, os milhares de livros e jogos baseados no terrível vilão.

Entretanto, quem foi realmente o Conde Drácula?

Muitas fontes citam o Conde Vlad III, o Empalador, como a principal inspiração de Stoker para criar o vilão de sua história.

"Vlad Drácula nasceu na Transilvânia em 1431 na cidade de Sighisoara. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad O Demônio) foi um membro dA Ordem do Dragão, o que significava um pacto de luta eterna contra os turcos. O nome Dracul significa Dragão ou Demônio, e se tornou o símbolo de seu pai porque ele usava o símbolo do dragão em suas moedas. Com a idade de apenas 13 anos, Drácula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas.

Drácula apreciava especialmente execução em massa, onde várias vítimas eram empaladas de uma vez, e as estacas içadas. Como as vítimas se mantinham suspensas do chão, o peso de seus corpos fazia com que descessem vagarosamente pela estaca, tendo sua base lisa arrombando seus órgãos internos. Para melhor apreciar o espetáculo, Drácula rotineiramente ordenava um banquete em frente às suas vítimas, e era um prazer para ele entre os lamentáveis sinais e ruídos de suas vítimas morrendo."¹

Pesquisas recentes, contudo, mostram que Stoker pouco sabia sobre Vlad III e sua história. Visto que as histórias sobre vampiros na Europa vem principalmente da região da Transilvânia, é fácil entender porque Stoker escolheu aquela localização. Assim sendo, uma busca rápida pelos líderes históricos da região mostrariam Vlad Drácula como a escolha perfeita para um vilão sádico, sem escrúpulos e aterrorizador. Drácula era um candidato natural ao vampirismo.

0 Comentários (Comente aqui!):

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...