Livro - O Iluminado

| quinta-feira, 24 de março de 2011 | |
O Iluminado é conhecido mundialmente como uma das histórias mais assustadoras da história da literatura sobrenatural. É o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best-seller, consagrando o escritor como mestre do terror e como um dos maiores autores da história. Foi publicado pela primeira vez em janeiro de 1977 pela editora Doubleday nos Estados Unidos e pela Abril Cultura em 1984 aqui no Brasil.

O título foi inspirado na canção "Instant Karma!", de John Lennon que contém o verso "We All Shine on...", ou em tradução livre "Todos nós iluminamos". King o dedicou ao seu filho Joseph Hill King (Sim, o escritor Joe Hill), que na época tinha somente três anos.




Enredo:
A história é sobre uma família - Jack, Wendy e o menino Danny - que se mudam para o hotel Overlook durante o inverno, já que ser zelador foi o único emprego que o fracassado escritor e professor Jack Torrance conseguiu encontrar. Sozinhos durante três meses presos sob altas nevascas, o trio descobriria que o Overlook não é nada comum, e um grande perigo antigo e sobrenatural busca destruir a família atrás de uma coisa: Danny

Como em muitos livros, King usa como um dos personagens principais uma criança muito nova. Danny não é um garoto normal também. Ele tem o poder de prever o futuro e de ler mentes. É o que alguns chamam de ser "iluminado" e é o motivo para as assombrações do hotel quererem o garoto. Com o poder de Danny, as aparições se tornarão mais fortes e poderão andar livremente pelo Overlook.

Entretanto, essas almas não podem matar Danny, pois não tem força suficiente, mas tem influência. E essa influência será usada em Jack, que é mais vulnerável aos poderes do hotel. Sem ter como se comunicar com o mundo exterior e sem ter como sair do hotel, os três tem que sobreviver a um poder maligno que pode jogar os membro dessa família uns contra os outros.

Personagens:

Jack Torrance: Um professor alcoólatra que foi despedido após bater em um aluno. Tem um histórico de agressões contra seu próprio filho e um gênio maligno usado e abusado pelo hotel.
Wendy Torrance: Esposa de Jack que nunca perdoou o marido por ter quebrado o braço de Danny quando este só tinha dois anos.
Danny Torrance: Filho de Jack e Wendy. Tem apenas cinco anos, mas possui poderes sobrenaturais incríveis que serão usados contra a casa, para proteger a sua família.
Dick Hallorann: Cozinheiro do Hotel Overlook que também é iluminado, embora não seja tanto quanto Danny. É ele quem explica  com mais clareza o que é o dom, e quais os seus benefícios.

Curiosidades:

Após escrever Carrie e A Hora do Vampiro no estado do Maine, King queria mudar a localização de suas histórias. Ele pegou um mapa dos Estados Unidos, colocou-o sobre a mesa da cozinha e escolheu aleatoriamente um lugar com seu dedo. O lugar era Boulder, Colorado. Ele, sua esposa Tabitha e seus dois filhos, Naomi e Joseph se mudaram para lá naquele mesmo ano.

Uma certa noite, King sonhou que sue filho Joe estava correndo pelos corredores, assustado, perseguido por uma mangueira de incêndio. O escritor acordou assustado, acendeu um cigarro e antes de terminá-lo o esqueleto do livro estava pronto em sua cabeça.

O livro foi fortemente influenciado pelos clássicos "A Assombração da casa da Colina" de Shirley Jackson, "A Máscara da Morte Rubra" e "A Queda da casa de Usher" de Edgar Allan Poe e o conto "The Hostelry" de Guy de Maupassant.

King afirma que colocou muitos de seus próprios demônios no personagem de Jack.

1 Comentários (Comente aqui!):

Thay Gomez Says:
24 de março de 2011 às 14:41

Um dos meus livros favoritos em toda a história.
O volume que li tinha um tamanho considerável, mas foi impossível parar de ler enquanto não terminei.

Eu sou fã de tudo o que Stephen escreveu e estou honestamente surpresa e encabulada por não saber que Joe Hill é filho dele >.< Shame on ME!

Esta é uma das histórias mais assustadoras que já li. Vi as duas versões do filme e considero aquele segundo Danny perfeito para o papel porque o menino também era de assombrar O.O

Mas nada bate o show de expressão de Jack na primeira versão *.*

Amei!
Beijo, amigos =*

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...