RPG - Ravenloft - Domínios do Medo

| domingo, 20 de março de 2011 | |
Essa semana escolhi Ravenloft como o RPG a ser apresentado por ser, junto de Cthulhu RPG, um sistema de jogo em que os jogadores tem que resolver seus problemas muitas vezes com a inteligência e sagacidade em um local inóspito e cercado de coisas assustadoras em meio a suas brumas.

    Afinal de contas este é o Semiplano do Pavor. E os convido a conhecer um pouco da história do domínio do vampiro mais temido de toda a mitologia de Dungeons & Dragons, Lorde Strahd von Zarovich.

 Inicialmenteuma aventura, Ravenloft se tornou um cenário do AD&D em 1990 e foi crescendo cada vez mais, conforme novos produtos foram lançados, expandindo o mundo e avançando sua história. Novos livros básicos foram  lançados para atualizar o cenário de acordo com as mudanças que ocorriam, sendo a maior delas a Grande Conjunção, que alterou drasticamente a geografia do local.

Finalmente em 1997, foi lançado o livro "Domains of Dread", até hoje considerado um dos melhores livros básicos do cenário, compilando quase toda a informação sobre Ravenloft, atualizando sua história e fazendo com que o cenário e tornasse mais independente.

Com a chegada da 3ª Edição do Dungeons & Dragons, a linha foi cancelada, e todo o material para Ravenloft seria lançado apenas on-line na página oficial de Ravenloft. 


Mas isso mudou. No inicio do ano de 2001 tivemos a notícia de que uma subdivisão da White Wolf, chamada Arthaus comprou os direitos de impressão referentes ao cenário de campanha Ravenloft. Isso significa que Ravenloft voltou a impressão no segundo semestre de 2001. O sistema de jogo era justamente o D&D 3ª Edição, e foi reconhecido como um cenário de campanha Oficial desta pela Wizards. Os primeiros produtos desta nova linha foram produzidos justamente pelos membros da Secrets of the Kargatane com certas colaborações de pessoas já renomadas neste ramo.

Infelizmente em 31 de Outubro de 2003 a Kargatane anunciou seu fim, o site oficial de Ravenloft havia acabado, e seus membros abandonaram a linha por desavenças com a White-Wolf. Embora um ou outro dentre os escritores clássicos tenham continuado.

Até que finalmente em Agosto de 2005 a White-Wolf anunciou que estaria devolvendo a licença para a Wizards of the Coast, o que significava o cancelamento da linha. Sem as intenções da Wizards of the Coast de continuar produzindo a linha de Ravenloft, o cenário fica agora nas mãos dos fãs, que se empenham para produzir material para este fantástico cenário e seguir adiante com o legado, impedindo que as trevas venham a desaparecer e assegurando que incontáveis almas tenham seu sofrimento prolongado indefinidamente na Terra as Névoas.

Texto retirado do blog Ravenloft.com.br


Como eu havia dito no início deste post Ravenloft é um jogo em que não só o aço e as magias eram necessários para que fosse atingido o objetivo como também a inteligência. Pois um dos melhores pontos do cenário era a caixa do kit básico para a aventura que além dos tradicionais itens vinha com cartas de tarô que eram utilizadas no jogo e que a cada vez modificavam quais seriam os meios para que os jogadores conseguissem cumprir seus objetivos.

Outro fator interessante é como o livro do mestre e o manual da aventura possuem informações muito bem detalhadas para que se crie todo o clima para a aventura se desenvolver com mistério e suspense em cada um de seus encontros. 

Strahd é o antagonista principal, mas não espere que ele fique apenas nos bastidores até o gran finale. Muito ao contrário espere por vê-lo fazendo aparições súbitas e ataques planejados com seus asseclas na calada da noite, embora em Ravenloft nunca existia de fato o dia, ou então lançado feitiços sobre os aventureiros na segurança de seu castelo.

Infelizmente o cenário nunca teve uma atenção muito grande no país, sendo que somente quando o sistema da segunda edição já estava migrando para a terceira. Agora com o advento da quarta edição de D&D Ravenloft pode voltar ao Brasil, agora em um visual mais colorido e com o nome de Castle Ravenloft em uma aventura interessante para os moldes deste novo sistema.

0 Comentários (Comente aqui!):

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...