Autor - Richard Matheson

| quinta-feira, 10 de março de 2011 | |
Richard Matheson, nascido em 20 de fevereiro de 1926, em Allendale, New Jersey, e filho de imigrantes noruegueses, é um escritor de suspense, ficção científica e fantasia que inspirou diversos escritores da atualidade com sua coleção de livros, filmes e séries de televisão. Após servir na Segunda Guerra Mundial, Matheson se formou em jornalismo em 49 e então se mudou para a Califórnia, onde se casou e teve quatro filhos, três dos quais são escritores ou roteiristas.


O começo da carreira de Matheson teve início nos anos 50. Nessa época, o escritor publicava contos em revistas de ficção e terror, variando os temas entre os dilemas dos personagens, dramas morais, e paranoias de situações cotidianas, onde o ambiente é subitamente transformado em algo extraordinário.

Pode-se dizer que a época mais prolífera de Matheson foram os anos 50, onde ele publicou 7 livros (entre eles "Eu sou a Lenda" e "O Incrível homem que encolheu"). Após esse período, Matheson escreveu alguns episódios para a série "The Twilight Zone" (Além da imaginação), Star Trek (Jornada nas Estrelas), além de fazer o roteiro de vários de seus livros adaptados para as telonas, como a adaptação do livro "A Casa Infernal".

Além de adaptar seus próprios trabalhos, Matheson também trabalhou em várias histórias do escritor de terror Edgar Allan Poe, levando para o cinema contos famosos como "A Queda da casa de Usher", "O Poço e o Pêndulo" e "O Corvo", em uma parceria com o produtor e diretor Roger Corman (famoso por filmes como "O Silêncio dos Inocentes", "O Poderoso Chefão II" e "Apollo 13"). O escritor também trabalhou com o famoso diretor Steven Spielberg, na época um iniciante, fazendo o roteiro do filme Encurralado (adaptado de um conto do mesmo nome).

Entretanto, Matheson não somente escreve para o lado mais sombrio ou científico. Duas de suas obras são estranhas estórias românticas: "Amor Além da Vida" (Sobre um homem que morre, vai ao céu e depois ao inferno em busca de sua mulher) e "Em Algum Lugar do Passado" (Sobre um homem que volta ao século 19 para conhecer a mulher de uma foto que o cativou). Essas obras, segundo Matheson, são histórias em que o amor transcende a morte e o tempo, respectivamente.

Apesar das obras mais famosas de Matheson terem sido lançadas entre 1950 e 1980, o escritor continua trabalhando em diversos livros. No ano de 2010, Matheson lançou o livro "Other Kingdoms" e nos últimos vinte anos lançou mais outros 14 livros.

Matheson não é somente o responsável por alguns dos melhores episódios de Star Trek e Além da Imaginação, é também a principal influência de grandes escritores de terror e do sobrenatural da atualidade. Stephen King afirma que Richard Matheson é sua principal influência como escritor. Anne Rice, famosa escritora das Crônicas Vampirescas, diz que o conto "A Dress Of White Silk" foi uma grande influência em seu interesse por vampiros.

Várias homenagens foram feitas ao escritor, como o livro de contos "He is Legend", com colaborações de Nancy A. Collins, Joe R. Lansdale, Whitley Strieber, F. Paul Wilson, Stephen King e seu filho, Joe Hill.

Além deste, vários tributos, seja em filmes (Fim dos Tempos, de M. Night Shyamalan), jogos (Silent Hill), ou séries de televisão (Arquivo X e Uma Família da Pesada), é feito à Matheson que, sem sombra de dúvida, é um dos pioneiros do terror moderno e um dos melhores escritores do gênero.

Vencedor de vários prêmios, como o Bram Stoker Award, o Edgar Allan Poe Award e o Hugo Award, Matheson entrou para o Hall da Fama da ficção científica, constatando que ele é a Lenda.

1 Comentários (Comente aqui!):

Laerte Says:
10 de março de 2011 às 14:46

Muito boa essa matéria sobre o Matheson, as vezes agente assiste coisas que nem sabemos a origem, quando eu assisti "Eu sou a Lenda" eu nem sabia que era baseado em um livro. Muito bom, sou apaixonado por este filme. Também assistia muito "The Twilight Zone" e também nem sabia que alguns episódios era escritos por ele. Com certeza um dos melhores escritores desse gênero. Abraços a toda a equipe!

Laerte Lopes - Blog Medo

Postar um comentário

Obrigado por nos prestigiar com sua visita e agora comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...